Apesar de ser um passo fundamental no momento de criar uma start-up, a realização de um plano de negócio é uma das tarefas que mais preocupa os empreendedores. Pode parecer muito burocrático e moroso, mas a verdade é que colocar a estratégia do negócio em papel é meio caminho andado para concretizar melhor as ideias.
Mas afinal o que é um plano de negócio? É meramente um resumo detalhado daquilo que compõe o teu projeto, como a ideia principal, o público-alvo, as necessidades a que pretendes dar resposta, onde vais implementar o teu negócio (online ou espaço físico), etc. No fundo, um plano de negócio estabelece objetivos e explica o modo como pretendes alcançá-los.
Um plano de negócio não é só útil para uma start-up que necessita de financiamento ou de investimento, na verdade, é uma ferramenta poderosa em todos os momentos da gestão de um negócio. É por isso que deve ser um documento dinâmico, em constante revisão e atualização. Para o sucesso da tua empresa, é importante pensar como esta estará daqui a 5, 10 ou 20 anos.
Imagina o teu plano de negócio como uma ferramenta que te permite antecipar problemas e ajuda-te a lidar com eles antes que sejam prejudiciais para a tua empresa. Porém deve ser um documento de consulta diária, já que é útil para a tomada de decisões, na definição das responsabilidades de cada colaborador e no controlo financeiro do teu projeto.
Não te esqueças, devido à forte concorrência existente e à forma como os negócios são presentemente escalados, a existência de um plano de negócios é uma mais-valia. Uma empresa com visão e com uma missão bem definidas, têm mais hipóteses de atingir a meta de sucesso. Imaginar o futuro e alcançar objetivos para os negócios é sempre uma excelente ideia. No entanto, as ideias não podem ficar apenas na imaginação, devem ser escritas no papel e desenvolvidas.
É necessário analisar estratégias para que a tua empresa tenha sucesso no mercado existente e não integre a lista dos negócios que morrem nos dois primeiros anos de vida, o “vale da morte”.
Para terminar, não te esqueças que para além de um plano de negócio deves juntar também um plano financeiro e um plano de marketing, estas três ferramentas irão dar força ao teu projeto.
Mas sobre estes últimos dois conceitos falo-te num próximo episódio,
Até breve.
Cristina de Oliveira